segunda-feira, 27 de maio de 2013

Reflexão 28/05/2013

A SUA LIBERTAÇÃO E A DOS SEUS ESTÃO EM SUAS MÃOS


"E veio sobre ele o Espírito do SENHOR, e julgou a Israel e saiu à peleja; e o SENHOR deu na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; e a sua mão prevaleceu contra Cusã-Risataim".
(Juízes 3.10).

Tempos difíceis foram aqueles em que os israelitas se esqueceram do Senhor, tomaram para seus filhos as filhas de outros povos e deram suas filhas aos filhos desses. Além disso, Israel chegou a cultuar outros deuses e foi entregue a Cusã-Risataim, o rei da Mesopotâmia, sendo, por oito anos, dominado e oprimido. Porém, quando clamou ao Senhor, o Altíssimo lhe suscitou um libertador, Otniel, filho do irmão mais novo de Calebe, o qual libertou Israel. Mas esse servo de Deus só conseguiu tal vitória porque foi revestido pelo Espírito de Deus.

Tão logo Josué morreu, os israelitas passaram por grandes provações. Eles relaxaram com os assuntos relacionados ao Senhor e, quando abriram os olhos, estavam sendo oprimidos por Cusã-Risataim. Ao desrespeitarem a recomendação de não se aparentarem com os povos que viviam na terra a qual haviam recebido por herança, eles abriram as portas ao maligno.

Ainda nos dias de hoje, há muita gente que precisa abrir os olhos também, pois qualquer desobediência à Palavra de Deus faz com que o inimigo tenha o homem em suas mãos. O mesmo tem acontecido em todas as eras, mas, com o passar dos tempos, muitos acham que certos mandamentos ficaram démodé e procuram desculpas para não obedecerem a Deus. Porém, tanto naquela época quanto agora, tendo causa, a maldição se cumpre (Provérbio 26.2).

Em seu erro, Israel chegou a cultuar os deuses daqueles povos. Não é por acaso que uma pessoa cai, por exemplo, nas drogas, na prostituição, na homossexualidade ou na desonestidade. Afinal, estando aberta a porta, o diabo entra, apenas para roubar, matar e destruir (João 10.10). Por isso, só um verdadeiro arrependimento irá livrar-nos do mal.

O rei da Mesopotâmia se levantou, e os israelitas, sem o socorro dos Céus, foram dominados por oito anos – período que poderia ter sido muito maior, caso não tivessem aberto os olhos e suplicado ao Senhor. Hoje, há famílias que, se não se converterem e clamarem por libertação, continuarão a visitar alguns de seus parentes em presídios e a enterrar outros deles.

Ao clamarem, foi-lhes levantado Otniel, o qual buscou o Senhor e foi cheio do Espírito. Por essa razão, esse servo de Deus pôde levar Seu povo à libertação. Assim como fez esse libertador de Israel, não permita que o diabo continue com sua nefasta obra em sua família. Hoje mesmo, Deus fará o que for necessário para dar liberdade a todos os seus. No entanto, é preciso abrir o coração e clamar a Ele, pois a sua libertação e a dos seus dependem da sua decisão.
  
Em Cristo, com amor

Nenhum comentário: