segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Discurso da Aula da Saudade - Turma INCLUSIVA / Recursos Humanos

Em 22/02/2013

Hoje nos despedimos. Percorremos um longo trajeto.

Estamos reunidos em um único grupo, turma “A” em Gestão de Recursos Humanos, dos anos de 2011 a 2012, cuja convivência já se faz saudosa. Passamos por dificuldades, inseguranças, erros, acertos, vitórias e alegrias e nos construímos. É hora de pontuarmos uma estória.

A partir de agora cada um trilhará seu caminho. Entre nós ficará a lembrança de nossos encontros e desencontros. Chegamos ao final com a consciência do dever cumprido. Fica a certeza de que cada um de nós contribuiu, mesmo que com erros, para o crescimento um do outro.

Idéias, temperamentos gerando divergências sempre existirão, mas agora que o colega de sala tornou-se um companheiro presente em nossas vidas, o momento é para amigos. Oferecemos à nossa amizade àqueles que nos quiseram bem, o nosso perdão àqueles que por motivos alheios à nossa vontade, não nos compreenderam nem se fizeram compreender. E os que por algum motivo deixaram-nos numa saudade antecipada, ficarão gravados num retrato sempre presente na memória.

Hoje nos separamos, mas nem mesmo a despedida acompanhada da possível distância conseguirá mudar em nós a lembrança dos momentos que passamos juntos nestes 2 anos. Ficarão as recordações das brincadeiras em sala de aula, dos risos, das reuniões do lado de fora do curso, das horas de estudo e por que também não dizer das nossas discussões. Só quem pertenceu a tudo isso sabe do que falamos.

A Turma “A” em Gestão de Recursos Humanos, considerada pela maioria dos professores como uma das salas mais promissoras do curso que se ateve até hoje. Quase que diariamente havia uma “novidade”, seja entre os próprios colegas, seja entre os colegas e os professores. A diversidade de personalidades na sala, além de confusões rendeu também muitas gargalhadas. Colegas com os quais convivemos tantas horas e carregamos a marca das experiências em comum que tivemos.

Devemos ter em mente agora, que o que vale não é o ponto de partida ou de chegada, e sim a caminhada. Aproveitemos o restante do percurso, caminhemos de  mãos dadas.

Chegou a hora de agradecermos. Obrigado primeiramente a Deus que nos permitiu chegarmos até aqui, e que sem Ele nada podemos fazer, a todos os professores que nos acompanharam desde o começo do curso, em especial aos homenageados, aos que passaram rapidamente e deixaram também suas contribuições, aos funcionários da universidade e também a nossos familiares. Obrigado a vocês que compartilharam os prazeres e dificuldades desta jornada. Partamos confiantes em busca de nossos ideais, no exercício de nossa profissão, com força, coragem, determinação, e muita fé em Deus. De tudo fica a saudade e a esperança de um novo reencontro.

Nossa convivência não prescreve. Já legalizamos o coleguismo. Constitucionalizamos a união. Denunciamos a discórdia, condenamos o desalento. Julgamos o destino e absolvemos a solidariedade. A amizade está transitada em julgado.

Ou bem ou mal, ou certo ou errado, nós fizemos Recursos Humanos.


Parabéns a todos os formandos!!!

Nenhum comentário: