quinta-feira, 3 de março de 2011

Só pra Baixinhos!!!

* Folia sem sair de casa

Hora de colocar a criatividade em cena e preparar uma festa de Carnaval para os pequenos


Não esqueça de dois ilustres convidados fundamentais para a ocasião: o confete e a serpentina

Em seguida, arraste os móveis para os cantos, livrando o espaço para as brincadeiras, e guarde objetos que podem quebrar ou machucar a garotada. “Nada de peças pontiagudas ou feitas com materiais cortantes por perto”, diz a decoradora Titina Leão. Espalhe almofadas e pufes coloridos para que todos possam se acomodar quando o cansaço bater. “Eles são confortáveis e podem ser deslocados com facilidade”, completa.

Agora, a ordem é deixar a preguiça de lado e partir para os enfeites. Se a ideia é poupar, aposte em opções alternativas. “Use folhas de revistas para fazer fitinhas e pendure-as em barbantes, formando uma franja colorida. Fica lindo”, afirma a decoradora Mônica Loducca, do Atelier Arte em Retalhos.

Outra dica é encher balões com gás hélio – que faz as bexigas grudarem no teto -, amarrar tiras de papel ou fitas nas extremidades e espalhá-las pelo salão. “Mas meça antes para que as fitas fiquem na altura da cabeça das crianças”, indica a profissional.

Papéis com tonalidades vibrantes e cartolina são sempre bem-vindos. “Você pode criar máscaras e colares e, em seguida, incrementá-los com muita purpurina e lantejoula”, diz Mônica. Para Silvanna Duarte e Fabiana Veronez, do bufê Fanikito, nada como reunir os pequenos nessa hora e dar asas à imaginação. “Eles gostam de participar e podem ficar encarregados de pintar as máscaras (é fundamental comprar materiais atóxicos). Depois, organize um concurso para eleger a mais bonita. Sucesso garantido”, comentam.

Reaproveitar enfeites de outras ocasiões também é boa pedida. Basta repaginá-los. Pinte aquela cestinha que foi usada na festa junina ou os copinhos do Natal.

Não esqueça de dois ilustres convidados fundamentais para a ocasião: o confete e a serpentina. “Eles custam pouco e são os preferidos das crianças”, afirma Cássia. Caso você prefira colocar a mão na massa e desenvolver opções personalizadas também é possível com a ajuda de furador e papéis coloridos. “Os flúor vieram para ficar e fazem a diferença”, diz Mônica.

E não se esqueça de fazer uma seleção variada de músicas, incluindo as antigas e eternas marchinhas típicas da época.


* fantasias de carnaval para crianças feitas em casa

A diversão começa no tempo passado juntos: prepare seus filhos para o carnaval com fantasias fáceis de fazer e materiais que estão à mão

Se os seus filhos já estão animados para entrar no ritmo de carnaval, mas você não está com tempo de sair para comprar fantasias, que tal criar modelos exclusivos com o que tem em casa – ou materiais fáceis de achar – e ainda passar algumas horas divertidas com eles?

Drica e os filhos: baiana e índio

A stylist Drica Cruz mostra como fazer duas opções de fantasias: um indiozinho para os meninos e uma baiana para as meninas. Os modelos foram seus filhos, Caio Braga, de 5 anos, e Sofia Gregori, da mesma idade. Aproveite as dicas da expert e inspire-se.


Para os meninos, um índio colorido

Material: pistola de cola quente, sunga ou cueca da criança, penas coloridas, um cordão, passamanaria (suficiente para dar a volta na cabeça do seu filho)

Use uma cueca do seu filho como base. Pode ser uma sunguinha tambémCom cola quente, aplique as penas coloridas ao longo do elástico   
Faça isso até cobrir a cuecaPara o amuleto, cole as penas em um cordão e arremate com uma peça de madeira
O cocar foi feito com passamanariaSe quiser evitar pinturas, cole tirinhas de fita adesiva colorida nas bochechas dele

Com materiais simples, Caio vira um índio colorido
Com materiais simples, Caio vira um índio colorido



Para as meninas, uma baiana estilizada.

Material: pistola de cola quente, tecidos simples com metragens e estampas variadas (valem retalhos que você já tem em casa), tesoura, colares de contas, paetês e botões variados

Amarre um tecido grande o suficiente para ser a saia. Use cola quente para fixar “fuxicos gigantes”, feitos com tecidos de algodão
Corte uma tira larga do tecido para fazer o bustiê
Amarre o turbante, também feito com tecido bem estampado de algodão
Colares de contas coloridas arrematam o visual

Sofia com a fantasia de baiana
Sofia com a fantasia de baiana.





Nenhum comentário: